Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1956, tendo exercido a advocacia desde então, com foco especial em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário.
Foi Mestre em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Autor de diversos artigos jurídicos, foi também membro do Instituto de Direito das Empresas e do Trabalho da Faculdade de Coimbra.
Como enxadrista, ainda atuante na data de seu falecimento, foi detentor de vários títulos, como, por exemplo, campeão paulista consecutivamente nos anos de 47, 48,4 9, feito inédito até hoje jamais alcançado.
Depois de não jogar durante 20 anos,foi vice-campeão paulista em 55 e 67.
Em 1997 conquistou o Brasileiro de Veteranos em Itaperubá, Santa Catarina, o que resultou em sua participação no Mundial de Seniores, realizado em Badwildenbad, na Alemanha.
![]() |
Cordioli vence em Petrolina |
No dia 11 de Dezembro de 2004, esteve em Petrolina -PE, participando do 2º Torneio do Sertão, onde foi homenageado, e cujo troféu para o Campeão levou o seu nome. Obteve 6/7, e ficou em 1ºLugar.
Uma de suas últimas atuações como enxadrista foi no Campeonato de Xadrez Amador, em 2014, competição oficial da Confederação Brasileira de Xadrez.
Segue abaixo a reprodução da partida em que venceu a Ketherine Vescovi, talentosa representante da nova geração xadrez nacional.
Acesse a partida no visor Fide.
Acesse a partida no visor Fide.
CAMPEONATO BRASILEIRO DE XADREZ AMADOR - 2014
Ainda em 2014, também participou do Torneio do 76.o Aniversário do Clube de Xadrez de Curitiba, em que recebeu justa homenagem dos organizadores.
Assista ao vídeo.
IRT 76 ANOS DO CX CURITIBA - 2014
fontes:
www.galeriadexadrez.com.br
emidioxadrez.blogspot.com.br
www.cordioli.adv.br
www.fide.com.br