quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Túnel do tempo: Ata de fundação da GXBG

 

BORBA GALERIA DE XADREZ GATO

ATA DE FUNDAÇÃO

Aos dez dias do mês de março de mil e novecentos e sessenta e cinco, reunidos na sala n. 34 da Galeria Borba Gato em Santo Amaro, e de acordo com os presentes conforme relação anexa, tomou a palavra o Sr. Frederico Loepert e dirigindo a todos agradecendo a presença dos mesmos e informando-os que, conforme sua coordenação de várias comissões em reunião informal anterior, havia chegado à conclusão da viabilidade da fundação de um centro cultural e operacional em Xadrez.

Em seguida foi declarado fundado o mesmo com uma salva de palmas e iniciada a Assembléia Constituinte, sendo chamado para presidir os trabalhos seguintes o Sr. Jorge Nunes da Silva que imediatamente colocou em discussão e aprovação do nome do clube.

Entre outros sugeridos, foi aprovado por maioria de votos o nome de Galeria de Xadrez Borba Gato, em seguida foram discutidos, modificados e aprovados os Estatutos apresentados pela comissão provisória, cujo texto será transcrito em livro especial.

Colocado em votação por aclamação para a primeira diretoria até 31 de Janeiro de 1966 e de acordo com os Estatutos, os presentes na qualidade de conselheiros provisórios foram unânimes em aprovar os nomes de Frederico Loepert para Presidente e Sr. Jorge Nunes da Silva para Vice Presidente.

Pedindo a palavra o sr. Frederico Loepert agradeceu a escolha que muito o honrou e evidenciou que dado suas ocupações particulares aceitaria a presidência condicionado ao fato do Sr. Vice Presidente ter função conjunta ao primeiro em todo o seu mandado, no qual foi prontamente atendido pelo segundo.

Após declarados empossados Presidente e Vice Presidente, o Sr. Frederico Loepert solicitou aos presentes a eleição do conselho fiscal e para isso se retirou do recinto, acompanhado do Vice Presidente, para que os constituintes deliberassem em particular.

Logo após, representando o pensamento coletivo, tomou a palavra o Sr. Lourenço Cordioli para informar ao Presidente e Vice Presidente que haviam sido eleitos por aclamação os Srs. Temistocles R. Genaro, Sr. Walter Filho e o Sr. Naur Pimenta para constituir o primeiro Conselho Fiscal da Galeria de Xadrez Borba Gato.

Novamente pedindo a palavra o Sr. Frederico Loepert agradeceu a todos os presentes externando sua vontade de oferecer trabalho e todo o melhor do seu ser, coordenado com a ajuda do Vice Presidente, em beneficio da prosperidade da nossa sociedade.

Em seguida ofereceu a palavra aos presentes e a qual foi solicitada pelo Sr. Walter Filho, que com muita  emoção disse da sua grande afeição pelo Xadrez, não só pelo fato da competição mas também pela necessidade de retirar dos meios nocivos a nossa atual juventude.

Nada mais havendo a tratar na presente reunião, o Sr. Frederico Loepert declarou encerrados os trabalhos que mui honrosamente fui convidade a secretariar a presente ata que após lida e aprovada será assinada por todos os presentes. (a) Fritz Loepert.